O Manifesto Gótico
Não basta vestir uma roupa preta e se dizer gótico,
é necessário entender o que significa gótico, e neste sentido não é
possível entender o gótico sem conhecimentos sobre História,
Literatura, Cinema, Música, e Sociologia.
Os góticos não são adeptos do consumismo ingénuo mas pessoas
sofisticadas e elegantes que possuem senso crítico e um visual
totalmente produzido.
Góticos são seres sociáveis que escolhem os seus amigos pelo
que eles são e não por aquilo que eles possuem, não medem as
pessoas dos pés à cabeça antes de se aproximarem para fazer
novas amizades.
Os góticos não pretendem transformar a sociedade
nem destrui-la com bombas, embora não estejam satisfeitos
com a ordem social estabelecida, querem o seu espaço no contexto.
Os góticos odeiam qualquer forma de discriminações,
aceitam as diferenças individuais com naturalidade e
recebem bem todos independentemente dos seus valores, crenças,
situação económica ou orientação sexual.
O movimento gótico caracteriza-se como um movimento
de inclusão social e não de exclusão, conheça pessoas góticas e
faça uma comparação, não fique surpreendido se for muito bem
recebido, afinal estará em contacto com pessoas inteligentes
e de mente aberta.
Góticos, não veneram o diabo nem cultivam o mal.
Os góticos não acreditam na violência e detestam os
ignorantes e idiotas que vivem destruindo o património público.
Os góticos não moram nos túmulos dos cemitérios, apenas
sentem-se fascinados com a beleza arquitectónica desses lugares.
No dia-a-dia são como as outras pessoas trabalham,
estudam e lutam para melhorar as suas condições de vida e
por uma sociedade mais justa.
Seja, como for entre nós, você será respeitado e tratado
como um ser humano de verdade.
+Características Psicológicas+
A depressão, a raiva e o desânimo são as principais causas
do distanciamento de nós, góticos, do mundo dos demais mortais.
Esse distanciamento na maioria das vezes torna-se num círculo
vicioso e isso faz-nos cair num profundo poço de melancolia.
Essa tristeza invade as nossas almas, tornando-nos criaturas
frias e distantes, muitas vezes estranhas para os outros.
Quando atingimos tal profundidade, é difícil voltar atrás e
adoptamos as trevas como uma opção de vida.
É nesse preciso momento de auto-consciência, que sabemos
exactamente naquilo em que nos tornámos e o que somos.
Essa é a fase de transição de uma pessoa normal, para um gótico,
o nosso momento de maior solidão.
Com o passar do tempo acabamos por abrir mão de vários
amigos e a solidão parece crescer cada vez mais, até acabarmos
por perceber que não estamos sós e que pelo mundo fora existem
pessoas na mesma situação que nós. É aí que somos percebidos,
quando paramos para perceber, é assim que surge, emergindo das
sombras, uma nova sociedade.
Solidão
Esse sim, é o nosso sentimento mais profundo e o
necessário para o cultivo da nossa melancolia eterna.
É o sentimento responsável pelos nossos momentos de
reflexão e sem ele a essência gótica não tem sentido algum.
+Arte+
Tal qual nos tempos idos, a cultura gótica sempre esteve
ligada com a arte. Não importando qual fosse essa, música,
poesia, pintura , escultura...
Como os povos antigos, como os poetas de outros séculos,
a cultura gótica permanece como um inconformismo explícito
ao convencionalismo da sociedade massificada do mundo.
Manifestando-se ora como um sentimento nostálgico, ora melancólico,
as vezes tenebroso e sempre celebrando um lado sombrio da vida e
da arte.
A música gótica, como em todas as outras formas contra
culturais, articula um não conformismo explícito aos poderes
estabelecidos. Opõe-se as actividades sexuais limitadas e às
tradicionais religiões estabelecidas. Sumos-sacerdotes, igrejas e
congregações foram substituídos por músicos de rock, bares e fãs.
A música celebra o lado negro e obscuro da vida e tem um estreito
fascínio com a morte. O seu som lento e penetrante é frequentemente
descrito como melancólico, tenebroso e mórbido.
As pessoas enfeitiçadas pela nova cultura gótica encontram no
vampiro a imagem isolada mais apropriada para a contra-cultura.
Homens e mulheres vestem-se de preto, perpetuando assim a imagem
vampírica. Vampiros, sangue, presas e morcegos encheram as páginas
das revistas góticas, podendo haver ou não uma co-existência com o
vampirismo.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
.:Arte Gótica.. de onde surgiu esse nome?:.
Got = God (DEUS), daí esse nome para a arte Gótica. Mas pq?
A arte Gótica expressa em grande parte das suas obras
algum tipo de sentimento, todos eles relacionados a vida e morte
Daí a relação com DEUS, ou com "religião" e o surgimento desse nome.
O "Goticismo" (forma como é chamado um estilo de vida hoje)
não é 100% relacionado a esse tipo de arte,
tendo maior influencia pela musica.
A sua relação com a arte existia antigamente, quando bandas
(em sua maioria influenciadas pelo estilo musical PUNK)
começaram a produzir suas letras depressivas,
que expressavam muitos tipos de sentimentos. Daí a relação
com o "goticismo". Muitas dessas bandas reagiram de forma negativa
ao serem taxadas como bandas Góticas. Não adiantou muito essa revolta.
O que é ser Gótico hj? frequentar cemitérios? Ser depressivo?
NADA DISSO! Goticismo não é uma "diversão".
Góticos frequentam cemiterios? Sim, mas nem todos, e não
qualquer cemiterio tb. O motivo? A Arte. Em grande parte dos cemiterios
podemos encontrar tipos de imagens arquitetonicamente Góticas.
Admirar esse tipo de arte é o q move um gótico até um cemitério.
Góticos são depressivos? Sim, mas não todos. Depressão não tem
relação direta com o goticismo. Portanto, ser Gótico não é sinonimo
de ser depressivo, e pronto.
A arte Gótica expressa em grande parte das suas obras
algum tipo de sentimento, todos eles relacionados a vida e morte
Daí a relação com DEUS, ou com "religião" e o surgimento desse nome.
O "Goticismo" (forma como é chamado um estilo de vida hoje)
não é 100% relacionado a esse tipo de arte,
tendo maior influencia pela musica.
A sua relação com a arte existia antigamente, quando bandas
(em sua maioria influenciadas pelo estilo musical PUNK)
começaram a produzir suas letras depressivas,
que expressavam muitos tipos de sentimentos. Daí a relação
com o "goticismo". Muitas dessas bandas reagiram de forma negativa
ao serem taxadas como bandas Góticas. Não adiantou muito essa revolta.
O que é ser Gótico hj? frequentar cemitérios? Ser depressivo?
NADA DISSO! Goticismo não é uma "diversão".
Góticos frequentam cemiterios? Sim, mas nem todos, e não
qualquer cemiterio tb. O motivo? A Arte. Em grande parte dos cemiterios
podemos encontrar tipos de imagens arquitetonicamente Góticas.
Admirar esse tipo de arte é o q move um gótico até um cemitério.
Góticos são depressivos? Sim, mas não todos. Depressão não tem
relação direta com o goticismo. Portanto, ser Gótico não é sinonimo
de ser depressivo, e pronto.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
† POESIA GÓTICA †
† POESIA GÓTICA †
Ó saudade sentimento das trevas!
Angustia minha vida
E toma as palavras que surgem...
De onde vem este sentimento maligno?!
Para onde vai este aperto no coraçao?!
Só o tempo dirá...
Por um curto instante
A alegria invade minha alma
Com lembranças dos bons momentos
Que pena...
Foi apenas um instante
Um mízero instante que não sse compara
À dor que me toma!
Que mundo cruel é este?!
Este mundo que separam os que amam...
Este mundo que muitas vezes
Aproxima os que se odeiam.
Por este motivo,
Eu profundamente te odeio,
Quem sabe assim essa vida nos une...
Ó saudade sentimento das trevas!
Angustia minha vida
E toma as palavras que surgem...
De onde vem este sentimento maligno?!
Para onde vai este aperto no coraçao?!
Só o tempo dirá...
Por um curto instante
A alegria invade minha alma
Com lembranças dos bons momentos
Que pena...
Foi apenas um instante
Um mízero instante que não sse compara
À dor que me toma!
Que mundo cruel é este?!
Este mundo que separam os que amam...
Este mundo que muitas vezes
Aproxima os que se odeiam.
Por este motivo,
Eu profundamente te odeio,
Quem sabe assim essa vida nos une...
seres detestáveis
Seres detestáveis
Impressionante como nós os conhecemos
Impressionante como às vezes somos
Impressionante como não há solução
Pois todos somos detestáveis
“Ninguém é prefeito” repetem os inúteis
E não sabemos?
E não sabemos que as pessoas podem ser detestáveis?
Pois também sou! Um ser deveras detestável!
Cobramos o que não fazemos
Prometemos o que não cumprimos
Frequentamos igrejas que não obedecemos
Falamos em amizade e criticamos
Como somos detestáveis e hipócritas
Sinto uma profunda dor para essa reflexão
Sim! Passo por um momento chato
E percebo que apenas através dessas palavras...
Posso desabafar
Pela manhã começa um novo dia...
Preciso ser forte!
E sorrir quando quero chorar.
Impressionante como às vezes somos
Impressionante como não há solução
Pois todos somos detestáveis
“Ninguém é prefeito” repetem os inúteis
E não sabemos?
E não sabemos que as pessoas podem ser detestáveis?
Pois também sou! Um ser deveras detestável!
Cobramos o que não fazemos
Prometemos o que não cumprimos
Frequentamos igrejas que não obedecemos
Falamos em amizade e criticamos
Como somos detestáveis e hipócritas
Sinto uma profunda dor para essa reflexão
Sim! Passo por um momento chato
E percebo que apenas através dessas palavras...
Posso desabafar
Pela manhã começa um novo dia...
Preciso ser forte!
E sorrir quando quero chorar.
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)